RH 4.0 – FORMAÇÃO EM RH ESTRATÉGICO
OBJETIVO
Promover Curso RH 4.0, capacitando os participantes ao desenvolvimento das atividades previstas no CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), à partir de uma visão integrada de todos os sub sistemas de RH, TOTALMENTE VOLTADA À PRÁTICA DIÁRIA.
PROGRAMA:
01 – RECURSOS HUMANOS INTEGRADO (4h)
- Subsistemas de RH e sua correlação
- Principais Indicadores de RH
- O atual papel de RH nas Organizações
02 – PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E TÉCNICAS DE SELEÇÃO (12h)
- Cenários emergentes do comportamento humano e organizacional
- Dimensões do comportamento: ambiente organizacional, indivíduo, grupo e a dinâmica organizacional
- Mercado de Trabalho x Mercado RH
- Conceituando o processo de recrutamento e seleção
- Fontes e Formas do Processo de Recrutamento
- Vantagens x Desvantagens do Recrutamento Interno, Externo e Misto
- Definição do Perfil da Vaga
- Seleção como um Processo de Decisão
- Seleção e Modelagem do Cargo
- A Tecnologia otimizando o Processo de Seleção
- Instrumentos de Entrevistas
- Instrumentos para Provas de Conhecimentos
- Técnicas de Dinâmica de Grupos
- Instrumentos Comportamentais
- Avaliação e Controle dos Resultados
- Novas Tendências de Recrutamento e Seleção
03 – TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL (12h)
- Conceito de T&D
- Objetivos de T&D
- Ciclo de T&D
- Competências Organizacionais e Pessoais
- Execução
- Avaliação
- Indicadores
- Avaliação de Resultado de Treinamento
- Papel do Profissional de RH
- Universidade Corporativa
04 – ROTINAS DE DEPARTAMENTO PESSOAL (24h)
- Conceitos Trabalhistas: Contratos de trabalhos, tipos e formas de remuneração, Acordo e Convenções Coletivas de Trabalho;
- Processo de Admissão: legalidade, documentos legais controles, cuidados e impactos;
- Jornada de Trabalho: legislação, tipos jornada, cálculos (cuidados a serm tomados e seus impactos);
- Férias: legislação e cálculo (cuidados a serem tomados e seus impactos);
- 13º Salário: composição e cálculos, (cuidados a serem tomados e seus impactos);
- Processo desligamento: tramites legais, verbas rescisórias e cálculos, (cuidados a serem tomados e seus e impactos);
- Folha de pagamento e Encargos Sociais e trabalhistas: composição e cálculos, (cuidados a serem tomados e seus impactos);
- Auditoria de Departamento de pessoal: Dicas para acompanhamento de processo;
- Fiscalização trabalhista – novo cenário.
05 – MODELAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO (12h)
- Avaliar o Modelo de Negócio a partir de referências do Planejamento Estratégico
- Desenhar o Modelo Operacional com identificação das áreas críticas
- Compreender a história da remuneração
- Princípios de remuneração
- Como construir um plano de cargos
- Metodologia de avaliação de cargos
- Pesquisa de remuneração
- Estratégia de remuneração total
- Estrutura salarial
- Política para gestão salarial
- Conceitos de Remuneração variável (incentivos de curto e longo prazo)
- Gestão de benefícios
06 – PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL/GESTÃO DE PERFORMANCE (12h)
- Gestão de Cultura x Gestão de Clima Organizacional
- Pontos a serem observados na Cultura Organizacional
- Pesquisa de Clima Organizacional
- Diferença entre Pesquisa de Clima, Pesquisa de Satisfação e Pesquisa de Engajamento
- A importância da satisfação no ambiente de trabalho
- Diferentes formas de intervenção – Apresentação dos Resultados e Planos de Ação
- A felicidade no trabalho: real ou utópico - case
- Conceitos da Avaliação de Desempenho e Gestão de Performance
- Métodos de AD (características/vantagens/desvantagens de cada método)
- Fluxo do Processo de Elaboração do Programa de Avaliação de Desempenho
- Fatores que levam ao sucesso ou fracasso dos projetos de Desenvolvimento Humano conectados à Avaliação de Desempenho
- O que mudou com o advento da Pandemia do Covid-19?
- Diferenças a serem consideradas na avaliação de desempenho considerando o trabalho:
07 – SST: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (12h)
- Conceitos e legislações de SST
- Abordagem de conceitos básicos de SST: Risco, perigo, medidas de controle, acidentes de trabalho, etc.;
- Análise dos principais aspectos de SST relacionados às legislações trabalhista e previdenciária;
- Conhecimento do Perfil Profissiográfico Previdenciário e suas nuances (NR´s);
- Estudo da sistemática de elaboração, de cumprimento e de penalizações das Normas Regulamentadoras
- Apresentação das NR, sobretudo das revisões recentes;
- Relacionamento entre as NR e as diversas áreas de RH da organização. - Ferramentas de gestão em SST
- Verificação de indicadores de desempenho de SST;
- Documentações e programas específicos de SST - Elaboração e implantação;
- Uso de algumas ferramentas de gestão de SST;
- Interpretação da necessidade da visão sistêmica: SST x diversas áreas de RH da organização. - Situações específicas em SST
- Debate sobre os aspectos gerais em ações judiciais e fiscalizações.
- Entendimento dos principais itens do e Social relacionados à SST
08 – NEGOCIAÇÃO SINDICAL /CTP – CONTENCIOSO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO (12h)
- Contencioso no Brasil x Mundo
- Principais Causas do CTP
- Mapeamento de Risco do CTP
- Como agir Preventivamente no CTP
- Etapas do Processo Trabalhista
- O Papel do Preposto
- O Papel da Testemunha
- Ação Regressiva INSS
- Como se preparar para o AUDITOR FISCAL DA SRT
- Estrutura Sindical
- Negociação Sindical (etapas/simulação)
09 – LGPD (LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS) E A GESTÃO DE RH (08h)
- Nivelar o Conhecimento
- O que é a Lei 13.709/2018.
- Ciclo de vida dos dados.
- Agentes de tratamento de dados.
- Princípios da LGPD.
- Direito dos titulares de dados.
- Bases legais para tratamento de dados.
- O que muda no RH?
- Praticar o entendimento
- Estudo de caso – CANVAS.
- Jogando com a LGPD:
- QUIZ.
- Jogo do Certo ou errado.
- Vamos jogar dominó?
10 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM RH/ INDICADORES (12h)
- Conceito de Estratégia Empresarial.
- RH como vantagem competitiva.
- RH convencional vs. RH Estratégico.
- Definição de indicadores.
- Indicadores estratégicos versus indicadores operacionais.
- Medição de indicadores estratégicos de RH – O que medir?
- Sistemática de acompanhamento de resultados.
- Conceito de Orçamento Organizacional.
- Como elaborar um Orçamento de RH?
11 – ENDOMARKETING EM RH (12h)
- Como surgiu o Endomarketing.
- Endomarketing no Brasil.
- Elaboração do programa de Endomarketing.
- A informação como responsabilidade da empresa.
- Marketing de relacionamento.
- Clientes Internos.
- Endomarketing e a Gamificação.
- Endomarketing briga com o RH?
- Endocomunicação, intranet e as redes sociais digitais.
- Relação do endomarketing com a visão, missão e valor de uma empresa.
VALOR DO INVESTIMENTO:
R$4.400,00